Quem me segue no Instagram (@terezalaise) sabe que vez ou outra tenho respondido perguntas sobre relacionamento. Duas delas me chamaram atenção. A primeira por abordar uma situação que muitas mulheres enfrentam e acreditam piamente que é normal. É comum acontecer? É. Mas não é normal e eu vou explicar as razões.

A seguidora me escreveu a seguinte mensagem:

Estou ficando com uma pessoa que é muito fria e seca, parece ser o jeito dele. Não sei se acostumo.

Ok, tudo bem o cara ser mais fechado, introspectivo ou tímido. A questão não é essa. Ser frio e seco revela algo que vai além da personalidade de alguém. Claro que existem casos e casos, mas na maioria esmagadora deles, eis o que ocorre: o cara é machista, amiga. Se ele é frio, se ele não te trata com carinho, ou seja, do jeito que você merece, então talvez não seja uma boa ideia você investir na relação.

Relacionamentos não são feitos para que fiquemos pensando nesse tipo de coisa: “será que vou me acostumar com a frieza dele?” Ninguém merece, né? Relacionamentos saudáveis são fáceis de levar, fluidos, tranquilos… Eles nos trazem paz. Chega desse pensamento de que o amor tudo suporta, de que temos que nos adaptar e abrir mão de tudo para ficar com alguém. E esse raciocínio serve para todo tipo de relacionamento.

Claro que existem altos e baixos, que algumas vezes há desentendimentos. Não estou dizendo que relacionamentos saudáveis são perfeitos, mas a base de um é o carinho, o respeito, a empatia e a comunicação. Com isso, tudo se ajeita.

E se, por acaso, você realmente quiser ficar com ele, chame-o para conversar, explique como se sente e veja o que acontece.

O que não dá para continuar acontecendo é o que eu vejo tanto em todo lugar que vou: mulheres incríveis com homens não tão incríveis assim. Mulherada, nós merecemos muito mais!

E essa questão de reconhecer o que realmente merecemos faz o link com o que uma outra seguidora me escreveu:

Para onde canalizar a energia de um amor não correspondido ou improvável?

Se alguém tivesse me dito o que estou prestes a escrever quando eu era adolescente, minha vida teria sido muito diferente. Muito melhor, claro!

Você canaliza toda essa energia para você! Foca em você, no que te faz bem! Ocupa seu tempo fazendo coisas que te dão prazer e com pessoas que gostem de você. Nada de ficar stalkeando, nem de ficar indo atrás de quem NÃO MERECE. No começo é mais difícil, mas logo você vai perceber que esta foi a melhor atitude a ser tomada. Dos amores, o próprio sempre vem primeiro. S e m p r e !

Relações são feitas com troca, com reciprocidade. Esse papo de amor platônico não funciona na vida real. Corra que é cilada! Mais uma vez eu repito, precisamos compreender que merecemos muito mais! Amar pelos dois não existe. Isso não dá certo. Se ainda não correu, corre!

Se não é para ter alguém que some ao seu lado, que te faça bem de verdade, então fica com a melhor companhia que você pode ter: você mesma. Existem pessoas maravilhosas por aí (não parece, eu sei, mas existem!), então não perca seu tempo com alguém que não seja no mínimo tão incrível quanto você.