Meus filhos fazem parte de uma geração completamente diferente da minha. Quando eles nasceram já existia internet, redes sociais, jogos virtuais… Para mim é bem louco pensar que eles não experimentaram um mundo mais “orgânico”. Não sou contra tecnologias e afins, mas sou a favor do uso consciente e o fato é que todo esse aparato tecnológico tem seu bônus e seu ônus. E é sobre esse ônus que focarei no post de hoje.

Ansiedade, dificuldade de concentração, insônia e transtornos mais graves estão direta e indiretamente relacionados ao uso em demasia de equipamentos tecnológicos. Se os adultos muitas vezes não têm maturidade para lidar de maneira saudável com tudo isso, imagine uma criança?! Existe uma maneira muito legal e divertida de fazer com que seu filho/filha deixe de lado os tablets e similares. Como? Construindo para ele o que eu chamo de “cantinho da paz” ou “cantinho do sossego”. Esse cantinho nada mais é do um lugar feito especialmente para a criança e para atividades criativas, tais como leitura, desenho, pintura, jogos de tabuleiro, brincadeiras lúdicas, relaxamento, etc, etc, etc… O ideal é que seja um espaço em que tudo esteja ao alcance da criança, facilitando o seu uso e incentivando a organização e manutenção da ordem (feitas por ela, inclusive. Essa parte também é super importante!). Vocês já ouviram falar no método montessori? Tento fazer com que o máximo de coisas na minha casa sigam esse método porque tenho 3 crianças em casa, ou seja, eles são a maioria no nosso lar.

É legal que o cantinho seja pensado de acordo com as característica das crianças e suas respectivas personalidades e gostos. Cores preferidas, personagens… Quanto mais atrativos, melhor! Ah, luz e conforto também são indispensáveis!

Separei algumas imagens de espaços que curti para usar como referência.

Boa iluminação e tudo ao alcance da criança – método montessori em ação!

 

Ambiente bem organizado e super clean. Ótimo para melhorar a concentração.

 

E se você tiver mais espaço em casa, que tal tentar algo assim?

 

O espaço pode ser usado para várias atividades diferentes.

 

O legal é que seja fácil de se manter organizado e que a criança seja capaz de fazê-lo.

 

Caso não tenha espaço no quarto, a sala também é uma boa ideia!

 

Uma ideia mais legal que a outra!

 

Mais montessori!

 

Cada detalhe faz a diferença.

 

Quanto mais pessoal, quanto mais a cara da criança, melhor!

 

Uma boa luz natural e toques pontuais de cores. Alegria e tranquilidade na medida certa.

 

Mais uma base neutra com cores. Alegria pura!

 

Até o menor espaço pode ser aproveitado.

 

Este espaço inspira criatividade! Um verdadeiro ateliê para os pequenos.

 

Este pode ser aproveitado desde os primeiros meses até… Até quando quiser!

 

Mais detalhes encantadores.

Gostaram? Espero que sim.

Beijos e até!