Vivemos em Natal/RN, sou daqui mesmo, do interior do estado, na verdade, mas já me considero natalense de coração porque foi aqui que vivi a maior parte da minha vida.

Chegou junho, mês dos arraiás, comidas típicas, chumbinhos, muito forró e alegria! Só um nordestino entende esse amor ao mês junino. O coração arde de paixão tal qual as fogueiras espalhadas pelas frentes das casas. É muito lindo ver e viver tudo isso (a gente fica com cheiro de fumaça até o natal, mas tudo bem).

Desde que Benjamim nasceu (desde que ele foi pra escola, na verdade) pude reviver as festas tão lindas que as escolas preparam. E esse ano, poxa… Foi o mais emocionante e lindo de todos!

Agora é que a carta vai começar… Segura o choro e escreve, mamain! Seus passarinhos precisam ler isso lá na frente!

Meu Ben, sábado passado foi a festinha junina da sua escola… Eu passei as duas semanas que antecediam sua festa me preparando e preparando tudo e todos de casa. Roupas, chapéus, vestido para sua irmã, lencinhos e, vez ou outra, colocando um Luiz Gonzaga para inspirar a gente. Ele foi o tema da festa desse ano e a música da sua turma foi uma das que eu mais gosto, “Olha pro céu”. Sempre que você cantava comigo em casa ou no carro, eu tentava conter a emoção porque era lindo demais te ver cantando a música que seu vovô Chico me ensinou.

Chegou o grande dia! Meus três passarinhos impecáveis, todos devidamente caracterizados. Foi o primeiro São João que Guilhermina e Joaquim participaram.

Logo na entrada tiramos algumas fotos e você levou isso numa boa, mesmo querendo ir brincar com seus amiguinhos (desculpa, filhote, mas a mamãe tem que registrar esses momentos). Nem demorou tanto assim e logo em seguida você e toda a sua turma estavam juntinhos para subir pro palco.

Primeira festa junina deles e um registro que levarei pra vida inteira. Nada de fotos com Benjamim porque ele foi brincar com os amigos. (Tiramos fotos todos juntos, mas com o fotógrafo da escola e ainda não recebi. Quando recebê-las, coloco aqui também)

Chegou a hora da sua apresentação… E o que eu posso dizer? Foi a mais linda de todas! Você dançava e pulava tão feliz! Todos os seus amigos também… E enquanto vocês se apresentavam passou um filme na minha cabeça, lembrei de todos vocês bem pequenos, naquele mesmo palco, alguns tímidos, outros arriscando uns passinhos e todos no nível fofura máximo! Aí agora todos tão grandes e tão espertos… Que maravilha viver para ver isso!! Amo-te demais, meu Benben!!!

Enquanto Benjamim aguardava para se apresentar, fiquei com Nina e Joaca. Logo na entrada da festa eles arregalaram os olhos como se quisessem ver absolutamente tudo que tinha naquele lugar. Muitas cores, música, muitas pessoas! Tudo novo e diferente, era o primeiro festejo junino deles. E aqui começa a segunda etapa da carta.

Nina e Joaquim, primeira festinha de São João que vocês foram… Joaquim todo trabalhado no chapéu e no bigode, Guilhermina com vestido cheio de babados e maria chiquinha. Vocês estavam a maior fofura do mundo inteiro!!

No começo só queriam saber de colo, acredito que tantas pessoas num mesmo lugar assustou um pouco. Mas vocês foram se soltando… Não demorou muito e Nina já estava dançando com a vovó e Joaquim no colo do papai atento ao palco. Mas eles cansaram porque vocês pesam, viu? Rsrs Fomos para nossa mesa, vocês se agarraram na canjica e no bolo e só soltaram quando não tinha mais um pedaço sequer para contar a história. Primeira vez comendo canjica, mas parecia que era a comida preferida de vocês. O gran finale ficou por conta dos chumbinhos, os quais eu jurava que vocês não iam gostar, mas me enganei. Nada de medo, nem receio, foram muitos jogados com alegria seguida de palmas e gritinhos a cada estouro no chão.

A festa findou, fomos para casa. Era 03.06.2017. Um dia inesquecível. Amo vocês, passarinhos.

Mamain

 

2 Comentários

  1. Que coisa mais linda essas cartas! #muitoamor

    • Antes eu escrevia em um carderninho, apenas. Agora estou escrevendo aqui também. Muito amor, né?