Você tem aquela sensação de que o tempo anda passando cada vez mais rápido? Você queria mais horas no seu dia para dar conta de tudo? Sempre sobra coisas para fazer no fim do dia?

Não importa qual motivo, não importa mesmo. Se você respondeu sim para alguma dessa perguntas ou se você sente algo dessa natureza, meu bem, acredite, você não está só! Na verdade, este é um dos grandes males da sociedade atual.

As razões para nos encontrarmos assim são muitas. E, como não dá para tratar caso por caso no post, vamos à maneira mais eficaz para diminuir essa sensação de que nunca se tem tempo para nada. Tomemos as rédeas da vida, sejamos donos do nosso tempo e não escravos dele. Como? Vamos ao passo a passo:

TRÍADE DO TEMPO – DIAGNÓSTICO SOBRE COMO VOCÊ ADMINISTRA SEU TEMPO

A Tríade do tempo é uma ferramenta muito utilizada no Coaching. Ela ajuda o coachee a gerenciar o seu tempo da melhor maneira possível.

Vou ensinar você aqui a fazer isso agora, aí onde você está. Preparado? Preparada? Go!

Primeiro pegue um papel ou tablet ou o que você quiser. O importante é anotar tudo e em um lugar que essa nota fique guardada e que você tenha fácil acesso.

Liste tudo o que você faz em um dia comum, desde quando acorda até a hora de dormir. Seja honesto consigo mesmo, só assim irá funcionar.

Ex.:

  • 7:30 – acordo, pego o celular e dou uma olhada nas redes sociais
  • 8:00 – levanto, tomo banho, me arrumo
  • 8:50 – tomo café, dou maus uma olhada nas redes sociais pelo celular, às vezes posto uma foto
  • 9:15 – saio de casa

E por aí vai… Os horários não precisam ser exatos. Fazer isso te dará uma boa noção do que faremos a seguir.

Com a lista feita, você vai colocar na frente de cada tarefa o que ela é para você:

  1. Importante – São todas as tarefas realmente relevantes, que trazem algum resultado a curto, médio e/ou longo prazo; aquelas que precisam ser feitas, mas não possuem um prazo ou o prazo ainda é longo. Por ex.: marcar uma consulta, agendar uma visita ou reunião de trabalho, etc.
  2. Urgente – Todas as tarefas com prazos vencidos, muito próximos de vencer ou situações emergenciais, imprevisíveis. Ex.: a conta da internet venceu e você esqueceu de pagar e agora tem que ir correndo efetuar o pagamento antes que suspendam o serviço; ou o seu celular caiu e quebrou e você precisa levá-lo ao conserto, etc.
  3. Circunstanciais – atividades que não te trarão resultados futuros  podem sem diminuídas ou descartadas sem prejuízos para você.

Ex.:

  • 7:30 – acordo, pego o celular e dou uma olhada nas redes sociais CIRCUNSTANCIAL (C)
  • 8:00 – levanto, tomo banho, me arrumo IMPORTANTE (I)
  • 8:50 – tomo café, dou mais uma olhada nas redes sociais pelo celular, às vezes posto uma foto IMPORTANTE (I)
  • 9:15 – saio de casa

No exemplo vimos que a pessoa verifica suas redes sociais ao acordar e novamente ao tomar café da manhã, ou seja, pelo menos uma das duas pode ser eliminada sem dano algum. E assim ganha-se mais alguns minutos para fazer atividades realmente importantes. Captou como funciona?

Vamos diminuir a quantidade de tarefas circunstanciais? ;)

Perder tempo com bobagens agora tem outro nome, estar abarrotado de tarefas circunstanciais… O que significa isso, Tereza? Nos dias de hoje, significa tanta coisa! Significa que você talvez passe tempo demais nas redes sociais, ou tempo demais jogando, ou no Netflix, ou stalkeando a vida alheia… Enfim, são hábitos que repetimos sem perceber e que findam tomando muito mais do nosso tempo do que gostaríamos. Agora você já sabe como descobrir o que toma o seu tempo. Acredite, todos nós perdemos tempo com coisas assim, alguns mais e outros menos.

PLANEJANDO O AMANHÃ

Hoje em dia tem muita gente falando em procrastinação, em produtividade e mais uma série de outros termos. Para quem não sabe, procrastinação é o ato de adiar uma ação. E sim, ela interfere muito, de uma maneira negativa, na vida de muita gente. Mas a dita não anda sozinha, existem outras tantas coisas que fazem o seu tempo escapar de você. Vamos à algumas perguntas básicas: você planeja as suas tarefas/ações do ano, do mês, semana, dia seguinte? Se não, vai uma dica simples, comece planejando seu dia seguinte. O que você precisa fazer amanhã? O que você deseja fazer amanhã?

ELEJA AS 3 TAREFAS MAIS IMPORTANTES E AÇÃO

Depois de enumerar o que precisa ser feito amanhã e o que você deseja fazer amanhã, escolha quais são as 3 tarefas mais importantes para você dentro desta lista. Sim, apenas 3. Depois de selecionadas, entre em ação, EXECUTE-AS, risque-as da sua nota! No fim do dia eu tenho certeza que a sua sensação de satisfação e de dever cumprido te deixarão mais feliz e melhor consigo mesmo.

FINALIZANDO

Eu sei que cada pessoa tem sua própria realidade, compreendo que muitas pessoas trabalham 8, 10 até 12 horas diárias e que, além disso, ainda enfrentam mais algumas horas no trânsito até chegar em casa. Este post serve como um diagnóstico geral, o fiz para que você reflita um pouco sobre sua vida, sobre suas pequenas ações do dia a dia, que antes certamente estavam passando despercebidas. A grandeza mora nos detalhes, mora nos hábitos. Se você deseja mudança, comece do menor até alcançar o maior. Só assim conseguimos transformação positiva e duradoura.

Beijos e até.

2 Comentários

  1. Adorei o texto, vou aprimorar minha lista. Bjs

    • Obrigada! Isso mesmo, aprimorar é sempre uma ótima ideia! Beijo!!