Primeiramente, você sabe o que é acabativa? Já ouviu falar?

ACABATIVA é um neologismo criado por Stephen Kanitz e que em sua definição é “a capacidade que algumas pessoas possuem de terminar aquilo que iniciaram ou concluir o que outros começaram.”

A acabativa está mais presente nas nossas vidas do que muitos imaginam. Exemplos? Tenho incontáveis! Desde os mais simples até os mais complexos. Começando pela famosa frase “segunda eu começo uma dieta”, “é a última vez que eu ligo para  (insira aqui o nome da pessoa que estraçalhou seu coração)”, matricular-se em uma academia/curso/afins e só ir na primeira semana… Como eu disse, a lista é meio que INFINITA. Acredito que esses exemplos deram para captar bem a essência da coisa. E isso porque eu estou falando de acabativa no âmbito da vida pessoal, profissionalmente são outros 500 (que rendem um post especial só para eles).

Sabe o que é mais engraçado? Fazemos isso sem perceber. Nos sabotamos sempre que temos chance e nem nos damos conta. Loucura? De jeito nenhum. Acredite, você não está só e a ciência já tem resposta para isso.

Que tal iniciar algo e ir até o fim? E se esse algo for aquilo que você deseja tanto e não conseguiu até agora? Como você se sentirá quando isso acontecer?

Como parar? Existe “cura”? 

O primeiro passo é encarar a realidade e admitir para si mesmo o que está acontecendo de fato e que a única pessoa que pode transformar tudo é exatamente a causadora de tudo. Você, você, VOCÊ!

Como fazer isso?

Conhecendo-se melhor. Prestando mais atenção em você, nas suas atitudes, em como você reage nas mais diversas situações e como é o seu comportamento cotidiano. Este é um excelente segundo passo.

Parece simples e realmente é. No começo pode não ser tanto, mas é simples sim, funciona de verdade e é maravilhoso. O autoconhecimento é a chave para muitas perguntas que estão guardadas dentro da gente. Não procure fora aquilo que você só vai encontrar do lado de dentro.

A caminhada começa com o primeiro passo, mas é preciso muitos deles para percorrer todo o caminho.

Acha difícil começar sozinho? O Coaching pode ser uma ótima maneira de conseguir uma nova perspectiva a respeito disso e alcançar resultados antes inimagináveis.

Querendo saber mais como eu posso te auxiliar, estou às ordens.

Beijos e até!